Contato
- [email protected]
- (71) 9 9999-9999
Bruno Bezerril
Experiência & Atividades
Médico pesquisador com foco em imunologia humana. Formado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado em Patologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz e pós-doutorado no National Institute of Allergy and Infectious Diseases, National Institutes of Health. Atualmente, é pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz, Fundação Oswaldo Cruz, em Salvador, Bahia, além de professor de cursos de Medicina na UniFTC, UNIFACS e da pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).
Coordena um grupo multinacional de medicina translacional que mescla dados experimentais e clínicos para descrever vias inflamatórias envolvidas na imunopatogênese de doenças como tuberculose, HIV, hepatites virais, arboviroses, malária, leishmaniose e pneumonia bacteriana. Lidera uma rede colaborativa de laboratórios na África do Sul (University of Cape Town), Índia (National Institute for Research in Tuberculosis), China (Henan Chest Hospital) e Estados Unidos (Vanderbilt University Medical Center e Johns Hopkins University School of Medicine), de onde desenvolve estudos para validação dos resultados em locais com perfis epidemiológicos distintos. Coordenador do Departamento de Estatística e Biologia de Sistemas do consórcio Regional Prospective Observational Research for Tuberculosis (RePORT) International e o investigador principal deste consórcio no Brasil (RePORT Brasil).
É membro da Academia Nacional de Medicina (categoria Jovem Liderança), da Interacademy Medical Panel (Alemanha), da Royal Society of Medicine (Inglaterra), além de ser membro permanente da Collaboration for TB Vaccine Discovery (CTVD, Gates Foundation). Foi Editor Associado do periódico BMC Infectious Diseases e é revisor regular de revistas como New England Journal of Medicine, Science Translational Medicine, Nature Medicine e Lancet. Também é revisor e consultor da Wellcome Trust (Inglaterra), do Francis Crick Institute (Inglaterra) e da Organização Mundial da Saúde. Tem larga experiência em projetos com financiamento internacional via National Institutes of Health, Wellcome Trust, Gates Foundation, Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS)